quarta-feira, 9 de maio de 2018

Estudar Japonês: Alguns meios complementares!

Fala galera! Desculpem a ausência nos últimos dias, mas ando um pouco enrolado por conta de uma prova de japonês que farei amanhã e essa inclusive foi a ideia surgiu para fazer essa postagem rápida! Hoje eu vim mais dar uma dica do que algo elaborado. Já faz algum tempo que estou cursando japonês pelo LICOM na UERJ, mas muita das vezes sinto dificuldade no aprendizado, tanto no livro quanto na didática adotada em sala de aula, o que desanima bastante... mas... como contornar isso?

O livro utilizado para as lições é o Minna no Nihongo e encontrei há alguns meses um professor bacana que cedeu seu tempo e criou um "mini-curso" online no YouTube, Kira Sensei. Caso você tenha dificuldades, recomendo uma olhada no seu canal. Por mais engraçado que seja, o professor fala e leciona em Espanhol... e eu entendo melhor ele falando em Espanhol do que meu professor em Português. Ele sempre que possível explica a origem dos termos usados nas orações e como aplicá-las com diversos exemplos práticos e divertidos. Como ele também é Gamer e Otaku, acredito que a aproximação com os alunos seja mais fácil também.


O canal Fale em Japonês da Sarah pode dar uma força também, com dicas rápidas sobre o idioma. Este não é um curso focado no Minna no Nihongo, mas também é um complemento.


Uma ferramenta complementar e que recomendo também para estudo e memorização dos caracteres, é a instalação do suporte ao idioma japonês no Windows 10. Mesmo usando o sistema totalmente em português é possível adicionar o suporte ao teclado, o que facilita nas traduções que você fizer usando o Google Tradutor.

Para adicionar o suporte ao japonês no sistema, clique no menu Iniciar e digite na caixa de pesquisa a palavra "Idioma". Deve aparecer um item chamado "Editar opções de idioma e teclado". Clique nele.


Vai aparecer uma nova janela informando os idiomas atualmente instalados no sistema operacional. Clique no botão "Adicionar um idioma".


Digite na caixa de pesquisa "Japonês" e clique em cima do item que aparecerá. O idioma será instalado automaticamente.


Com isso o suporte ao Japonês está instalado. Para usá-lo, basta clicar no ícone que agora aparece na barra de tarefas ao lado do relógio para alternar entre o Português e o Japonês. Dentro do Japonês você terá por padrão dois métodos de entrada: O romanji (A) e o hiragana (あ). Basta clicar no ícone correspondente para fazer a mudança. Se preferir, pode durante a digitação usar a combinação de "teclas bandeira do Windows + barra de espaço" para alterar rapidamente entre os idiomas.

0 comentários:

Postar um comentário