Muito se falou nessa última semana sobre a questão do plágio, em que boa parte do seu conteúdo foi uma cópia descarada de outro canal americano no YouTube para uma matéria sobre animes, mas... se formos colocar na ponta do lápis, será que ela é a única que faz?
Provavelmente existem inúmeros na internet e ela foi só um dos casos... ai por alguma razão remota, isso me lembra dos tempos de escola. Lembro muito bem de um caso, em que nossa professora de literatura pediu um trabalho focado no Barroco... até ai tudo bem, se não identificássemos, desde aquela época, uma série de trabalhos idênticos... simples e pura copy-paste de resultados encontrados na internet em buscadores como Cadê e derivados.
Infelizmente o que temos em muito dos casos são pessoas que não conseguem desenvolver algum conteúdo por conta própria, pois desde criança não foi induzida a isso... quer dizer, não foi habituada de alguma forma a expressar sua criatividade, mesmo que de forma simples por textos. Muitos não devem talvez prestar muita atenção aos detalhes, até mesmo porquê provavelmente possuem uma fonte o qual consideram confiável e seguem a mesma exclusivamente por conta de notícias se repetirem muitas e muitas vezes, mas... até mesmo alguns blogs não fogem desse problema.
Já vi alguns casos em que o copy-paste foi tão descarado, que continha exatamente o mesmo texto... sem qualquer modificação. São blogs que, muita das vezes seguiu aquela onda e a febre do "tenha seu site fácil na web e ganhe dinheiro com ele". Alguns não perdem tempo lendo sobre um assunto, ou mesmo acham que apenas um copy-paste é o suficiente pra ter um conteúdo legal para os leitores e que isso atrairá uma gama enorme de leitores...
A questão é: E agora, o que será da Satty? Ao longo dessa semana, ela apagou seu Twitter e removeu todos os vídeos do YouTube. Esses dias também, ela foi... digamos... afastada dos eventos que tinha em sua agenda, conforme informa o portal Geek Etc no Facebook:
Enfim... o estrago foi muito grande e me pergunto como lidar com isso? É certo sim que ela errou e talvez vir a público com humildade, falar sobre o caso e pedir desculpas para o criador original seja o primeiro passo para corrigir as coisas. Enquanto isso, os memes seguem pela internet: