sábado, 29 de julho de 2017

Existe alguma forma de controlar a acne?

Desde pequeno eu sempre tive problema com a acne e fiz diversos tratamentos, mas nunca encontrei uma solução definitiva. Pomadas, esfoliantes, filtro solar, enfim... até mesmo antibióticos. Tentei inclusive o famoso Roacutan que exige um tratamento e acompanhamento rigoroso a cada mês com exames de sangue para evitar problemas colaterais por ser extremamente forte e não deu certo. Depois de seis meses de tratamento o médico disse para suspender o tratamento dizendo que o problema foi solucionado e a mesma voltou a aparecer dois meses depois... resumo da história: comigo não deu certo.



Hoje já como adulto na fase dos trinta resolvi visitar um novo dermatologista e buscar uma alternativa, já que a ciência tem avançado com o passar do tempo e estava frustrado com meu problema. Quem tem acne sabe o quão doloroso ela é o quanto sofremos devido ao preconceito das pessoas, pessoas que olham para nós de cara feia e evitam contato devido aos ferimentos e as cicatrizes no rosto. Algumas acreditam até ser um problema de falta de higiene, mas sabemos que é hormonal... enfim... voltando ao tópico:

Existe ao que parece um estudo em andamento nos EUA de uma vacina para controle hormonal, em que a mesma deveria ser aplicada anualmente. Algo semelhante ao que fazemos para controle e proteção do organismo contra a gripe. Ainda não existe uma previsão de quando ela estará disponível, mas já é um avanço.

Por enquanto, o que podemos fazer é utilizar um sabonete próprio para acne da Profuse em conjunto com um filtro solar. Ele custa por volta de R$ 25,00 na versão em barra e R$ 50,00 para a versão em líquido. Pelos testes que fiz a versão em barra é mais forte e aparentemente mais eficiente, porém recomendo ter a em barra em casa para fazer o tratamento inicial na parte da manhã ao acordar, e levar uma bisnaga da versão em líquido na mochila para continuar com a limpeza ao longo do dia.


Um detalhe importante a ser ressaltado é que o sabonete só deve ser utilizado no rosto. Ele não é recomendado para utilização no banho, por exemplo, nas costas e em outros pontos que você tenha acne também. No meu caso, ao usar pela primeira vez minha pele ardeu um pouco, o que significa que existiam diversas lesões pequenas no rosto decorrente da acne. Com o passar dos dias essa dor foi diminuindo, assim como a quantidade de espinhas que apareciam e a pele ficou bem seca.

Este sabonete pode ser adquirido sem uso de receita médica e de fato é uma mão na roda. É um pouco mais caro que os tradicionais do mercado, mas no meu caso valeu a pena. Agora é esperar que o estudo da vacina dê certo para experimentar né? =p

0 comentários:

Postar um comentário