domingo, 30 de abril de 2017

Router antigo, mas bem aproveitado? Gargoyle pode ser uma solução!

Quando a gente pensa em economia e melhora de performance imediatamente pensamos na compra de um equipamento moderno, até porquê a tecnologia evolui constantemente. Muitas normas, padrões, enfim... letras que aparecem como G, N, A, AC, Dual Band... e nem sempre isso atende nossa necessidade.
Passei por isso faz um bom tempo na minha casa na Ilha de Paquetá, onde comprei um D-Link DIR-809. Apesar do equipamento suportar um dos padrões mais modernos, que é o AC, e meu adaptador de rede sem fio também operar nessa frequência, tive constantes interrupções na rede sem fio. Pings altos, quedas de conexão durante as partidas online de League of Legends, entre outros... coisas que realmente irritam qualquer pessoa. Simplesmente o notebook perdia a comunicação via WiFi, mas através do cabo UTP tudo funcionava normalmente.

Ressalto ainda que o router encontrava-se com o firmware mais atualizado disponível no site do fabricante, além do notebook localizar-se a 10 metros de distância entre um guarda roupa e uma porta de madeira. Somamos isso a um provedor cujo plano é de 15 Mbps e que geralmente entrega 1 Mbps, sendo na melhor das hipóteses picos 3 Mbps...
Stress? Sim, um pouco admito... mas ao menos foi possível contornar os problemas... ao menos um pouco. Enquanto revirava o armário em casa, lembrei que tinha um roteador da TP-Link, modelo TL-WR740ND. Antigo, operando apenas em 150 Mbps no padrão N, mas que ocasionalmente travava quando tinha um tráfego intenso.

Pensei: Será que tem algum firmware novo para o TP-Link que resolva o problema de travamento? O fabricante não lançou nenhum update, mas ao pesquisar na internet encontrei um software customizado para o roteador chamado Gargoyle. Este firmware integra o OpenWRT com uma interface web fácil de gerenciar e que tem diversas features interessantes. Uma que me chamou a atenção, mas que não pude testar por limitação do meu roteador é o fato dele permitir a criação de VPN's com o OpenVPN de forma muito amigável, ou seja: se você tiver uma empresa pequena, ou quiser construir uma conexão ponto-a-ponto gastando pouco, pode ser a solução que você procurava.

Outros recursos interessantes incluem:
  • Monitoramento da largura de banda;
  • Sistema de cotas;
  • Bridge WiFi;
  • Controle de Acesso à Sites;
  • QoS (Controle de Largura de Banda).


A instalação foi bem simples. No site do fabricante eles disponibilizam dois arquivos:

gargoyle_1.9.2-ar71xx-generic-tl-wr740n-v1-squashfs-factory.bin
gargoyle_1.9.2-ar71xx-generic-tl-wr740n-v1-squashfs-sysupgrade.bin

O arquivo do tipo factory é para aqueles que estão com o firmware original do fabricante e desejam substituí-lo com o Gargoyle. O sysupgrade é para aqueles que desejam apenas atualizar uma versão antiga do Gargoyle.

Após atualizar e configurar o sistema meu problema foi resolvido... e pensar que um roteador sem vergonha no padrão N funcionaria melhor que um AC da D-Link...


Com isso, fiz um monitoramento da rede enquanto testava o League of Legends e priorizei o tráfego de rede para esses IP's. Ainda não consigo jogar em certos momentos do dia, em que há muita gente na Ilha de Paquetá sugando a internet, mas já melhorou consideravelmente comparado com o estado anterior. Quem quiser pode fazer o download do firmware e verificar a compatibilidade com o seu roteador em https://www.gargoyle-router.com/

Pergunta que não quer calar: Porquê não usar o D-Link já que é mais moderno? O router é tão ruim que nem o chip dele é compatível com o software... mereço... ao menos a rede encontra-se mais estável agora.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Medievalismo em um parque e food trucks em outros pontos. Um domingo divertido com os amigos?

No último final de semana rolou um evento voltado aos amantes da cultura medieval, com direito a brincadeiras, comida típica, entre outros que lotou consideravelmente o parque na Quinta da Boa Vista. Ao mesmo tempo, em outro ponto do parque, rolava um evento gastronômico, o Beer Gastro Rio que também atraiu um grande público.

Esta é aparentemente a segunda edição do evento, então podemos esperar por conta do sucesso que ocorram outros como esse e como não podia deixar algo assim passar, registrei alguns cosplayers e parte da festa. A filmagem pode ser conferida abaixo!