quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Natal chegando e mais jogos de graça: Grim Fandango Remastered para PC no GOG!


Esse Natal está repleto de presentes para jogadores do PC. Depois do Assassin's Creed Black Flag, agora temos Grim Fandango disponível através da plataforma GOG.

Para quem não conhece o GOG é uma plataforma de games bem humilde com proposta similar a da Steam, porém ao comprar o jogo ele é literalmente seu e não possui qualquer tipo de crack, DRM, etc: Você pode instalar o jogo quantas vezes quiser em qualquer máquina e o mesmo não depende de nenhum serial ou conexão com a internet para ser ativado. Para baixar o jogo, visite o site pode acessado através do link https://www.gog.com/

O jogo está disponível só até amanhã, quinta-feira, então corre enquanto ainda dá tempo!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Assassin's Creed IV: Black Flag de graça para PC!



Seguindo um esquema parecido com o ano passado, a Ubisoft resolveu presentear a galera com mais um game neste Natal! Para quem gosta de games de aventura, principalmente envolvendo a época dos piratas e corsários essa é sua chance de pegar gratuitamente o Assassin's Creed IV: Black Flag.

O game estará disponível gratuitamente para PC no site da Ubisoft até o dia 18 deste mês!

domingo, 10 de dezembro de 2017

Kim Jong Un dando um rolezinho em Nova Iorque!

Quando você pensa que já viu de tudo se surpreende ainda mais. Cosplayers são comuns entre a maioria dos otakus, gamers e afins, inclusive eles têm ganhado uma fama maior com o tempo no Brasil graças aos grandes eventos culturais, incluindo o Carnaval. Mas.... e se você fosse além ao ponto de fazer um cosplay de Kim Jong Un? Pois é, alguém fez isso e advinha onde? Nos EUA!






Até onde vai a criatividade e o senso de humor das pessoas? xD

sábado, 29 de julho de 2017

Existe alguma forma de controlar a acne?

Desde pequeno eu sempre tive problema com a acne e fiz diversos tratamentos, mas nunca encontrei uma solução definitiva. Pomadas, esfoliantes, filtro solar, enfim... até mesmo antibióticos. Tentei inclusive o famoso Roacutan que exige um tratamento e acompanhamento rigoroso a cada mês com exames de sangue para evitar problemas colaterais por ser extremamente forte e não deu certo. Depois de seis meses de tratamento o médico disse para suspender o tratamento dizendo que o problema foi solucionado e a mesma voltou a aparecer dois meses depois... resumo da história: comigo não deu certo.



Hoje já como adulto na fase dos trinta resolvi visitar um novo dermatologista e buscar uma alternativa, já que a ciência tem avançado com o passar do tempo e estava frustrado com meu problema. Quem tem acne sabe o quão doloroso ela é o quanto sofremos devido ao preconceito das pessoas, pessoas que olham para nós de cara feia e evitam contato devido aos ferimentos e as cicatrizes no rosto. Algumas acreditam até ser um problema de falta de higiene, mas sabemos que é hormonal... enfim... voltando ao tópico:

Existe ao que parece um estudo em andamento nos EUA de uma vacina para controle hormonal, em que a mesma deveria ser aplicada anualmente. Algo semelhante ao que fazemos para controle e proteção do organismo contra a gripe. Ainda não existe uma previsão de quando ela estará disponível, mas já é um avanço.

Por enquanto, o que podemos fazer é utilizar um sabonete próprio para acne da Profuse em conjunto com um filtro solar. Ele custa por volta de R$ 25,00 na versão em barra e R$ 50,00 para a versão em líquido. Pelos testes que fiz a versão em barra é mais forte e aparentemente mais eficiente, porém recomendo ter a em barra em casa para fazer o tratamento inicial na parte da manhã ao acordar, e levar uma bisnaga da versão em líquido na mochila para continuar com a limpeza ao longo do dia.


Um detalhe importante a ser ressaltado é que o sabonete só deve ser utilizado no rosto. Ele não é recomendado para utilização no banho, por exemplo, nas costas e em outros pontos que você tenha acne também. No meu caso, ao usar pela primeira vez minha pele ardeu um pouco, o que significa que existiam diversas lesões pequenas no rosto decorrente da acne. Com o passar dos dias essa dor foi diminuindo, assim como a quantidade de espinhas que apareciam e a pele ficou bem seca.

Este sabonete pode ser adquirido sem uso de receita médica e de fato é uma mão na roda. É um pouco mais caro que os tradicionais do mercado, mas no meu caso valeu a pena. Agora é esperar que o estudo da vacina dê certo para experimentar né? =p

sábado, 22 de julho de 2017

Tela azul, e agora?

Tempos atrás eu estava com um problema no computador e... bem... dá raiva quando o Windows exibe aquela mensagem de erro com um fundo azul que sequer consegue ser útil para identificar o problema da máquina. Fora aqueles dumps que o relatório do sistema diz mandar pra Microsoft para identificar o problema e a seguir exibir uma série de recomendações que podem solucionar seu problema... só que não, não funciona.


Esse print aqui é só um exemplo galera, não é a mensagem de erro que apresentou aqui em casa.

Eu já estava perdendo a paciência porquê... tinha realizado um upgrade recente. Na época, troquei praticamente o kit básico de hardware: processador, placa-mãe, memória e mantive as demais peças. Pensei: Será que é memória RAM? Ou problema com o processador? São peças novas, acabei de montar a máquina! Terei que trocar as peças. Será que vieram com algum defeito? Meu humor ficou igual ao desse panda.


Depois de muito pesquisar, encontrei uma solução. Um programa que realmente me dizia o que estava acontecendo e dava dicas de como solucionar o problema. Trata-se do WhoCrashed, que é um software gratuito para uso doméstico.

Após o travamento com a aparição da tela azul e reboot automático do computador, basta abrir o programa e clicar na opção "Analyze". O software exibirá um relatório com detalhes de como ocorreu o problema e quais arquivos estavam associados. Neste caso, podemos identificar que o problema estava relacionado com o Avast, que após ser removido parou com o travamento.


sexta-feira, 21 de julho de 2017

Final Fantasy VII e seu remake: Será que vinga?


Praticamente todo player que se preze já ouvir falar na franquia Final Fantasy, que começou no NES e teve inúmeras edições, seguindo para o Super NES, Playstation e atualmente sistemas multiplataforma, incluindo os PC's. Um em especial chamou muito a atenção dos fãs e é aclamado como o melhor pela maioria, que foi a versão VII.

Final Fantasy VII foi o primeiro game da franquia a contar com gráficos em 3D, diversas animações e lançado em disco ótico digital (os famosos CD's) que além de comportar mais dados, eram capazes de fornecer uma melhora considerável na experiência do jogador, em especial na qualidade sonora.

Graficamente falando o game usava técnicas parecidas com as do Resident Evil (também lançado para Playstation). O cenário em alguns momentos era pré-renderizado com um papel de parede colado no fundo e os personagens desenhados em tempo real com diversos quadrados e triângulos na tela, que ao meu ver doíam os olhos de tão feio que era aquilo.


Claro, não posso ser hipócrita. A tecnologia da época não permitia nada muito avançado em termos de renderização 3D e o salto gritante nós só conseguimos enxergar na época dos 128 bits com a chegada do Dreamcast, mas ainda sim, os desenvolvedores poderiam utilizar técnicas semelhantes a utilizada no Grandia, Lunar e Breath of Fire por exemplo. Engraçado que mesmo a Square na época empregou a mesma técnica de 2D/3D em Xenogears, que na minha opinião ficou primoroso.


Quanto a questão do som, na minha opinião ficou regular. Poderia ser melhor, já que estamos falando em CD's né? A sensação que eu tive, foi que eu estava reproduzindo uma MIDI no computador com um sintetizador bem meia-boca. Dúvida na qualidade? Duas faixas da OST do Final Fantasy VII e Grandia para comparação abaixo:



Mas a pergunta que fica é, será que vinga? Eu particularmente nunca gostei do Final Fantasy VII e do hype que fazem em cima do jogo por sentir que ele não é tanta coisa assim. Como mencionei, os gráficos são regulares e a trilha sonora é fraca comparada com a de outros títulos, mas ainda sim existe uma legião de fãs que amam e cultuam o game. Não sei se foi apenas comigo, mas joguei os dois primeiros discos e sinceramente, não me empolguei em momento algum. Final Fantasy VII só teve sentido pra mim, além de atiçar minha curiosidade quando joguei o Crisis Core lançado para PSP. Para quem não conhece, esse seria o antecessor da série... algo parecido com um Resident Evil 0. 

Tirando meu gosto pessoal, acredito que o game fará sucesso, mas porquê? Pelo que mostraram no trailer oficial, o modo de batalha será semelhante ao do Crisis Core, o que me agrada bastante. Possivelmente eles farão algum tipo de adaptação, inclusive no roteiro pra encaixar adequadamente todos os eventos que ocorreram no Crisis Core com o jogo original. Claro, alguém aqui tem dúvida de que eles lançarão o jogo requentado do PSP depois como "complemento" do VII para que os fãs comprem?

Enfim, vamos aguardar... até quando não sei, porquê estamos no meio de 2017 e não tivemos notícias desde então.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Steam Summer Sale está ai, e as cartinhas também!

A Summer Sale desse ano está com boas promoções e junto dos games as famosas cartinhas que aumentam seu nível de experiência na plataforma da Valve. O que poucas pessoas sabem é que muitas das cartinhas podem render alguns centavos na carteira Steam, e com eles comprar novos games!


Mas então, como fazer? Você pode obter as cartas jogando todos os games de sua biblioteca, ou se achar melhor usando um software livre chamado Idle Master (meu método). O funcionamento é bem simples. Basta instalar o Idle Master e o cliente da Steam no mesmo computador. Enquanto o Idle Master estiver aberto, ele fará uma varredura e mostrará quantos games e cartas faltam para adquirir. O programa fica em segundo plano trabalhando enquanto você faz outras tarefas no computador.


O download do programa pode ser realizado no site http://www.steamidlemaster.com/

domingo, 30 de abril de 2017

Router antigo, mas bem aproveitado? Gargoyle pode ser uma solução!

Quando a gente pensa em economia e melhora de performance imediatamente pensamos na compra de um equipamento moderno, até porquê a tecnologia evolui constantemente. Muitas normas, padrões, enfim... letras que aparecem como G, N, A, AC, Dual Band... e nem sempre isso atende nossa necessidade.
Passei por isso faz um bom tempo na minha casa na Ilha de Paquetá, onde comprei um D-Link DIR-809. Apesar do equipamento suportar um dos padrões mais modernos, que é o AC, e meu adaptador de rede sem fio também operar nessa frequência, tive constantes interrupções na rede sem fio. Pings altos, quedas de conexão durante as partidas online de League of Legends, entre outros... coisas que realmente irritam qualquer pessoa. Simplesmente o notebook perdia a comunicação via WiFi, mas através do cabo UTP tudo funcionava normalmente.

Ressalto ainda que o router encontrava-se com o firmware mais atualizado disponível no site do fabricante, além do notebook localizar-se a 10 metros de distância entre um guarda roupa e uma porta de madeira. Somamos isso a um provedor cujo plano é de 15 Mbps e que geralmente entrega 1 Mbps, sendo na melhor das hipóteses picos 3 Mbps...
Stress? Sim, um pouco admito... mas ao menos foi possível contornar os problemas... ao menos um pouco. Enquanto revirava o armário em casa, lembrei que tinha um roteador da TP-Link, modelo TL-WR740ND. Antigo, operando apenas em 150 Mbps no padrão N, mas que ocasionalmente travava quando tinha um tráfego intenso.

Pensei: Será que tem algum firmware novo para o TP-Link que resolva o problema de travamento? O fabricante não lançou nenhum update, mas ao pesquisar na internet encontrei um software customizado para o roteador chamado Gargoyle. Este firmware integra o OpenWRT com uma interface web fácil de gerenciar e que tem diversas features interessantes. Uma que me chamou a atenção, mas que não pude testar por limitação do meu roteador é o fato dele permitir a criação de VPN's com o OpenVPN de forma muito amigável, ou seja: se você tiver uma empresa pequena, ou quiser construir uma conexão ponto-a-ponto gastando pouco, pode ser a solução que você procurava.

Outros recursos interessantes incluem:
  • Monitoramento da largura de banda;
  • Sistema de cotas;
  • Bridge WiFi;
  • Controle de Acesso à Sites;
  • QoS (Controle de Largura de Banda).


A instalação foi bem simples. No site do fabricante eles disponibilizam dois arquivos:

gargoyle_1.9.2-ar71xx-generic-tl-wr740n-v1-squashfs-factory.bin
gargoyle_1.9.2-ar71xx-generic-tl-wr740n-v1-squashfs-sysupgrade.bin

O arquivo do tipo factory é para aqueles que estão com o firmware original do fabricante e desejam substituí-lo com o Gargoyle. O sysupgrade é para aqueles que desejam apenas atualizar uma versão antiga do Gargoyle.

Após atualizar e configurar o sistema meu problema foi resolvido... e pensar que um roteador sem vergonha no padrão N funcionaria melhor que um AC da D-Link...


Com isso, fiz um monitoramento da rede enquanto testava o League of Legends e priorizei o tráfego de rede para esses IP's. Ainda não consigo jogar em certos momentos do dia, em que há muita gente na Ilha de Paquetá sugando a internet, mas já melhorou consideravelmente comparado com o estado anterior. Quem quiser pode fazer o download do firmware e verificar a compatibilidade com o seu roteador em https://www.gargoyle-router.com/

Pergunta que não quer calar: Porquê não usar o D-Link já que é mais moderno? O router é tão ruim que nem o chip dele é compatível com o software... mereço... ao menos a rede encontra-se mais estável agora.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Medievalismo em um parque e food trucks em outros pontos. Um domingo divertido com os amigos?

No último final de semana rolou um evento voltado aos amantes da cultura medieval, com direito a brincadeiras, comida típica, entre outros que lotou consideravelmente o parque na Quinta da Boa Vista. Ao mesmo tempo, em outro ponto do parque, rolava um evento gastronômico, o Beer Gastro Rio que também atraiu um grande público.

Esta é aparentemente a segunda edição do evento, então podemos esperar por conta do sucesso que ocorram outros como esse e como não podia deixar algo assim passar, registrei alguns cosplayers e parte da festa. A filmagem pode ser conferida abaixo!

segunda-feira, 27 de março de 2017

Gorillaz! Voltará, voltará... Gorillaz!


Esse nome me foi familiar nos tempos em que estudava no ensino médio quando ainda morava em Nova Iguaçu. Nosso professor de História se amarrava na banda e volta e meia entre as aulas levava um CD Player para animar os alunos e fazer com que eles refletissem sobre as letras.

Não vou mentir que na época meu inglês era fraco, assim não entendia praticamente nada do que a letra tentava transmitir (na verdade ainda tenho dificuldade pra entender o inglês quando escuto uma música, mas curiosamente não tenho problemas para leitura de textos). Esses dias meu namorado e eu estávamos conversando sobre cantores, bandas, o programa X-Factor e ele ao ler que a banda estava para lançar um novo álbum me perguntou: "Você gosta de Gorillaz?" Eu respondi que não gostava muito, e ainda sim por insistência escutei novamente depois de muito tempo.

Resultado? Tenho escutado a música Dirty Harry todo dia. o.o'

A música é uma referência ao personagem e filme Dirty Harry representado pelo ator Clint Eastwood, além de ter pontos que apontam eventos da guerra contra o Iraque durante a administração do ex-presidente dos EUA, George W. Bush.

I need a gun to keep myself from harm
The poor people are burning in the sun
But they ain't got a chance
They ain't got a chance
I need a gun
'Cause all I do is dance
'Cause all I do is dance
(2x)

In my backpack
I got my act right
In case you act quite difficult
And yo is so weakin'
With anger and discontent
Some are seeking and searching like me, moi

I'm a peace-loving decoy
Ready for retaliation
I change the whole occasion to a pine box six-under
Impulsive don't ask wild wonder
Orders given to me is
Strike and I'm thunder with lightning fast reflexes
On constant alert from the constant hurt
That seems limitless with no dropping pressure
Seems like everybody's out to test ya
'Til they see you brake
They can't conceal the hate that consumes you
I'm the reason why you flipped your soosa

Chill with your old lady at the tilt
I got a ninety days digit
And I'm filled with guilt
From things that I've seen
Your water's from a bottle
Mine's from a canteen
At night I hear the shots
Ring so I'm a light sleeper
The cost of life,
It seems to get cheaper
Out in the desert
With my street sweeper
The war is over
So said the speaker with the flight suit on
Maybe to him I'm just a pawn
So he can advance
Remember when I used to dance
Man, all I want to do is dance

I need a gun to keep myself from harm

Enfim, a ideia era comentar justamente que a banda deve retornar depois de um longo período. Aparentemente como mostra no site oficial, o retorno será no dia 28/04/2017 e a música Saturnz Barz está disponível no YouTube.


Gorillaz é uma banda focada no rock alternativo, com alguns elementos de pop britânico, dub e música eletrônica nascida na Inglaterra. Após esse período sem escutar a banda, e mesmo sendo um fã mais voltado ao rock tradicional, metal e folk recomendo uma conferida nas músicas.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Mass Effect 2 gratuito por tempo limitado na Origin!

Volta e meia o pessoal da EA disponibiliza alguns games de forma gratuita no seu serviço de games online, e dessa vez eles trouxeram o Mass Effect 2. Provavelmente esta foi uma forma de chamar a atenção do público para o Mass Effect Andromeda que será lançado em 27 de Março.

Para baixar a segunda versão do game gratuitamente, basta se cadastrar na Origin e adicionar o mesmo à sua biblioteca. Depois, instalar o cliente Origin no computador e efetuar o download.


O game pode ser rebaixado posteriormente quantas vezes desejar. O importante é efetuar o registro (adicionar à biblioteca) o quanto antes. O link oficial é https://www.origin.com/bra/en-us

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

El Cabron: Uma boa opção para quem curte comida mexicana em Niterói!

Período de Natal e final do ano é sempre a mesma coisa: Temos sempre aquele amigo com ideias criativas quando o assunto é reunir a galera pra algum encontro, seja cultural ou de rotina pra jogar conversa fora. Inicialmente a ideia era visitarmos o Banana Jack de Ipanema, mas... o tempo para alguns não ajudou muito e resolvemos de última hora juntar a galera no El Cabron.


O lugar de fato era bem iluminado e com diversos itens temáticos, além de um leque de opções de bebidas e petiscos. Definitivamente, conforto era um ponto forte do lugar.


Acima temos um frango empanado com leve tempero, pimenta e acompanhamento de três molhos para melhorar ainda mais o paladar. O nome do prato é Buffalo Wings e recomendo fortemente!


Hum... esse foi um tira gosto solicitado por um amigo que esteve conosco no dia do encontro, mas não me recordo exatamente o nome do prato que mais parecia um Doritos da Elma Chips com creme Cheese.

Para quem busca um lugar tranquilo para jogar conversa fora e gostaria de apreciar uma culinária diferente, como a mexicana, El Cabron é um ótimo point. Ele fica localizado na Rua Gavião Peixoto, 404. Icaraí. Para aqueles que vieram do centro do RJ, uma opção rápida de acesso seria através da estação das barcas na Praça XV e em seguida um ônibus para o local.