segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Enem 2016 e o tema da redação: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil"


Não me inscrevi no ENEM, nem presto o exame desde que conclui o ensino médio no meu antigo colégio quando morava ainda em Nova Iguaçu, mas realmente me sinto surpreso e até maravilhado com a proposta da redação deste ano, uma vez que existe muita pauta (ao meu ver) para este assunto.
Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de terceiros
Então, como escrever sobre um assunto polêmico desses? Alguns exemplos que posso citar envolvendo a intolerância partindo de cada lado, seriam:
  • A discriminação entre as pessoas por conta da sexualidade de cada uma. Ou seja, o grupo LGBT é discriminado dentro da própria família devido a crença religiosa e conservadora que muitos pais e mães possuem, mas que nos tempos atuais melhorou considerando tempos atrás. Por mais incrível que pareça, é mais fácil contar com a ajuda de amigos nessas horas... e o engraçado é que... nessas horas difíceis são eles que estão lá pra te escutar... e ainda dizem pra você: "E o que importa isso? Muda o que entre a gente? Seremos sempre amigos!". A mídia aos poucos tem de certa forma ajudado a reduzir essa intolerância graças a seriados, novelas e outros programas que realmente mostram esse lado oculto de muita gente. Ainda existe um grande preconceito por conta de conservadores religiosos quanto ao caso, mas eis que lembro a vocês de uma imagem que foi compartilhada há algum tempo atrás nas redes sociais e que realmente faz todo o sentido. 
  • A discriminação entre as pessoas por conta exatamente de sua crença. Por exemplo, você está entre amigos conversando e de repente sua opinião não bate com a de um e esse amigo que não concorda contigo se esforça através de todas as formas possíveis a fazer com que você concorde ou algo semelhante como: "Venha na minha igreja um dia! Você precisa se encontrar com Deus!" ou algum tipo de... er... como posso dizer... catequizar você... realizar uma pregação religiosa, seja no trem, no metrô, na barca... Acredite, isso é muito comum e desgastante. Uma forma de amenizar isso na minha opinião, seria a de "educar" a sociedade, infelizmente com leis que se aplique algum tipo de multa, mostrando que não é uma prática legal. Infelizmente da mesma forma que ocorre uma pregação religiosa em certos meios públicos, podemos citar também um mal que há tempos ocorre, que é a prática de se escutar música sem fone de ouvido. Ninguém é obrigado a escutar o que você escuta, seja axé, pagode, música sertaneja, rock, metal, funk, enfim... o que for e ainda sim as pessoas em muitos lugares, mesmo com aviso ou alguma lei aplicada usam e abusam dos aparelhos de som.
Sim, eu sigo os ensinamentos de Orochi! Respeite minha escolha!

Brincadeiras a parte, esses são dois caminhos que na minha opinião poderiam ser desenvolvidos dentro desta redação e que inclusive são do cotidiano de muita gente. Tem alguma ideia ou você mesmo foi um dos alunos fez o exame e redigiu uma redação sobre o assunto? Comente na postagem o foco que foi dado na redação e fale para nós sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário